Há muito tempo, vivia sobre uma planície de nuvens uma tribo feliz. Como não havia solo para plantar, só um emaranhado de fios branquinhos, as pessoas se alimentavam da carne de aves abatidas com flechas. De vez em quando...
25.2.12
A dança do arco-íris
Mais uma de lua e estrelas
flávio louzas rocha
17.2.12
Prazer de viver em um planeta melhor
A gente tem vontade de mudar o mundo; nem sempre é fácil. Um pouquinho que seja é melhor que nada. No prédio onde trabalho, faço parte da comissão de Coleta Seletiva. Não é legal? Vai ser um tremendo desafio convencer as pessoas a não jogarem copinho sujo de café na caixa destinada a papel limpo e seco. Também incentivar o pessoal a colocar cada resíduo sólido em seu devido lugar - para depois enviar tudo a uma cooperativa especializada em reciclagem - vai exigir bastante paciência. Cuidar do planeta é tão bom. Ele é a nossa casa. Tem gente que se esqueceu disso. Torce daí!
Só por curiosidade, dê uma olhada neste quadro (clique para ampliar). Tem material que deve ir diretamente para o lixo, outros podem ser reaproveitados.
11.2.12
... pra você me conjugar
Silêncio pra te comover
Música pra te alcançar
Refrão pra te enternecer
E agora só falta você.
"verbos sujeitos" zélia Duncan
4.2.12
Agora é hora
Mas que legal! A Editora Base, de Curitiba (PR), publicou a crônica "Pra dar no pé", do meu livro "Uma história, uma lorota... e fiquei de boca torta!" (Saraiva/Formato), no didático "Agora é hora, Língua Portuguesa, 5o ano", dos autores Alexandre Olsemann, Alexsandra Finkler, Jacyara Batista Santini e Thania Mara Teixeira Asinelli. A obra está linda e com um conteúdo de excelente qualidade. Me bateu uma saudade daquele tempinho de escola! Ainda bem que, de alguma forma, eu continuo vivendo esse prazer, não é mesmo?
pedro antônio de oliveira
Brincadeiras bacanas
Existem brincadeiras que são transmitidas de geração a geração.
E é por isso que as conhecemos até hoje. Que ótimo, né?
PETECA
Os índios que viviam no Brasil, antes do Descobrimento, utilizavam uma trouxa de folha, cheia de pedras, amarrada a uma espiga de milho. Brincavam de jogar essa trouxa de um lado para o outro. Chamavam-na de Pe’teka que, em tupi-guarani, significa "bater".
AMARELINHA
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular.
A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados, com semicírculos nas extremidades. Joga-se uma pedrinha, saltando a casa marcada, com cuidado para não sair fora dos campos delimitados.
PIPA
Cerca de 1000 anos a.C, a pipa era utilizada como forma de sinalização. Ao chegar ao Brasil, pelas mãos dos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa com a força dos ventos e é controlada por uma linha.
BRINCAR DE RODA
A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como folguedo adulto, e logo sofreu transformações, animando as brincadeiras infantis. Ainda hoje, é bastante utilizada em escolas, parques e outros espaços de lazer.
JOGO DO OSSO
O jogo do osso, de origem pré-histórica, também é bastante difundido aos netos pelos avós. Basta jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar, uma espécie de malabarismo.
gabriela cabral
Fonte: Brasil Escola
Da observação
...
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
mario quintana
(Da obra: "Espelho Mágico", página 211)
10.12.11
Só pra viver em paz
Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto
De viver
Olha lá, que os bravos são
Escravos sãos
E salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória
De chorar.
Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar
Pra não faltar amor.
"O vencedor" los hermanos
8.12.11
30.11.11
Antologia de textos de oficinas literárias vira livro
Longe da ideia de que a escrita é sinônimo de exercício solitário, “Oficina da Palavra” é o resultado do trabalho de mais de 30 mãos. A antologia de crônicas, contos e poesias contempla produções de um grupo de autores bastante heterogêneo. Médicos, professores, arquitetos, estudantes e outros interessados se reúnem em noites de oficinas literárias para abrir as portas da imaginação. O livro, fruto desses encontros, foi lançado na segunda-feira, dia 5, em Belo Horizonte (MG).
A escritora Dagmar Braga, finalista do Prêmio Jabuti em 2009, é responsável por costurar as 62 criações presentes na obra, que possui 176 páginas. Ela mantém o espaço cultural Letras e Ponto e coordena oficinas de criação literária há 20 anos. “Oficina da palavra” é a segunda antologia publicada pelo Letras e Ponto.
As reuniões são abertas a todos e o objetivo é escrever a partir da memória, da imaginação, da observação e da intertextualidade. O esforço de edição também é conjunto. Um tempo fica reservado para a leitura coletiva e os participantes têm a oportunidade de palpitar no texto do colega. O espaço cultural ainda acolhe outras atividades, como saraus, debates, palestras, mostras e apresentações.
27.11.11
Um blog perfeito
Eu descobri um lugar tão lindo, que você precisa conhecer.
É o QUE SEJA INFINITO, da querida Cibele Bacellar.
Clique aqui e comece a sonhar.
pedro antônio de oliveira
26.11.11
Só o dinheiro tem valor?
O Oráculo, a Soninha e eu estamos muito desconfiados de que essa história de construção da Usina de Belo Monte é uma tremenda furada. Por isso, decidimos não ficar em cima do muro. Toda vez que alguma coisa estiver cheirando esquisito, vamos "botar a boca no trombone". E se eu fosse você faria o mesmo. Veja o vídeo. Procure se informar. Afinal, moramos no mesmo planeta.

pedro antônio de oliveira
19.11.11
Bem assim
Ontem eu contei verrugas com este meu dedo.
Será que vai nascer alguma estrela?
pedro antônio de oliveira
Mostra de Cinema Infantil de Belém
Cinema se aprende desde cedo. A meninada deu um show nas oficinas de animação em Belém do Pará. A cultura amazônica foi bem representada nos filminhos que as crianças produziram este ano.
No YouTube, você vai encontrar muitos outros também legais.
No YouTube, você vai encontrar muitos outros também legais.
17.11.11
Prece para clarear o dia
Todos os dons que ganhei
Façam de mim um rei
Não em castelos
Não em tesouros
Mas em amor
Compaixão
E respeito
Por aqueles que amam
Ou que, por ignorância, só ferem.
pedro antônio de oliveira
Gostosura viver
A Bebel me deixa com cara de pastel
Pastel de vento
Que é pra voar lá longe
Onde a tristeza nunca vai me alcançar.
pedro antônio de oliveira
5.11.11
Promessinhas pra mim mesmo
- Super Bonder na linguinha;
- Paciência com gente chatinha;
- De vez em quando sair da linha.
pedro antônio de oliveira
Perto do Coração Selvagem
Liberdade é pouco.
O que eu desejo ainda não tem nome.
clarice lispector
Perto do Coração Selvagem é o romance de estreia de Clarice Lispector. Publicado originalmente em dezembro de 1943, o livro é marcado pelo estilo introspectivo da escritora. Recebeu muitas críticas positivas na época, tendo sido premiado como melhor romance de estreia pela Fundação Graça Aranha, em outubro de 1944. Saiba mais. Clique.
“Há três coisas para as quais nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos.
Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
“Era o meu sonho ter várias vidas. Numa eu seria só mãe, em outra vida eu só escreveria, em outra eu só amava.”
Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
“Era o meu sonho ter várias vidas. Numa eu seria só mãe, em outra vida eu só escreveria, em outra eu só amava.”
Visite o blog dela. Clique aqui.
27.10.11
Absorto
Com tanta coisa pra ver.
E meus olhos quiseram ficar ali, paradinhos.
Em você.
pedro antônio de oliveira
23.10.11
Quando você precisar
11.10.11
Não adulteça
Ser criança é fazer muitos planos
Sem dar bola pro impossível
É ter amigo invisível
É despistar a maldade
É congelar o relógio
É congelar o relógio
E ainda tirar onda com o tempo
Sempre tão pequeno
Diante dos sonhos imensos.
pedro antônio de oliveira
2.10.11
Uma carta de presente
Recebi, com alegria, uma cartinha da leitora Mayra Cruz, do bairro Capitão Eduardo, em Belo Horizonte, MG. Trata-se do projeto Correspondência, uma ação de estímulo à leitura para crianças e adolescentes. A ideia é incentivar os leitores a terem contato com obras de escritores com os quais seja possível se corresponder. O jovem lê um livro ou mais e escreve uma cartinha para o autor, comentando sobre a leitura ou fazendo alguma pergunta. Parabéns à coordenação do Carro-Biblioteca, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa! Foi um enorme presente!
Durante a divulgação do projeto, os leitores não acreditaram na possibilidade de se corresponderem com um escritor, o que, para muitos, parece ser algo etéreo, incorpóreo. O projeto vai ajudar a mudar isso!
pedro antônio de oliveira
30.9.11
23.9.11
Em todo nascer do sol
Um conselho bem baixinho, porque coração não gosta de grito:
- Agradeça. Sempre que puder, agradeça. Assim também se faz uma oração.
pedro antônio de oliveira
Sobretudo, o amor
Querido destino
5.9.11
Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais
Você está convidado(a) para a festa!
É livro que não acaba mais. Cada um mais lindo que o outro.
O Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais já começou!
Até o dia 11 de setembro, a turminha nanica, a galera teen e os adultos (claro!) vão se deliciar com uma intensa programação, que inclui bate-papo com autores famosos (Ferreira Gullar, Ziraldo, Bartolomeu Campos de Queirós e muitos outros), contação de histórias, espetáculos teatrais, oficinas e lançamentos imperdíveis.
Hoje eu estive por lá e adorei! O Salão busca promover a democratização do livro, o encantamento literário e o desejo pela leitura.
E não se esqueça de passar no estande da Livraria Leitura, onde estão meus dois livros: Metade é verdade, o resto é invenção e Uma história, uma lorota... e fiquei de boca torta!.
O Salão do Livro Infantil e Juvenil está sendo realizado na Serraria Souza Pinto,
Avenida Assis Chateaubriand, 809, Floresta,
Belo Horizonte, MG
Belo Horizonte, MG
pedro antônio de oliveira
24.8.11
Pra não se perder
12.8.11
Viver vale ouro
Que eu vou prosseguir
Quero ver o sol brilhar.
Estação final:
Parar de sofrer
Vai ser tão normal ser feliz.
(...)
...
"no trem do amor" flávio venturini e ronaldo bastos
...
"no trem do amor" flávio venturini e ronaldo bastos
3.8.11
O Petros agora é meu herói
De longe, já se ouve aquela alegria. Eles correm pelas ruas atrás de um caminhão e, por onde passam, fica tudo mais limpinho. A animação dos garis conquistou o coração do garoto Petros de Barros. Para ele, os profissionais da limpeza urbana são seus verdadeiros heróis. Tanto que Petros pediu que sua festa de aniversário de 4 anos tivesse como tema essa tão digna profissão. O exemplo só podia vir mesmo de uma criança.
Histórias assim abrem no meu peito uma janela imensa de esperança. E no seu?
pedro antônio de oliveira
22.7.11
Versão digital
Ofereço a você, querido(a) leitor(a), a versão ePUB (livro digital) do Metade é verdade, o resto é invenção. Clique aqui. Uma novidade bem bacana!
O livro físico (aquele que você já conhece, de papel) está temporariamente esgotado. Mas, em agosto, uma edição novinha estará disponível nas livrarias e nos sites. Enquanto isso, veja quantas instituições curtiram o Metade é verdade, o resto é invenção. Clique.
Muito obrigado!
pedro antônio de oliveira
18.7.11
11.7.11
Dicas da Ana Clara
Eu adorei encontrar esse vídeo com as dicas da Ana Clara. Nele, ela recomenda a leitura dos livros Metade é verdade, o resto é invenção e Uma história, uma lorota... e fiquei de boca torta!. Muito obrigado, Ana! Você é um doce! Um talento!
Um abração beeeem forte do seu amigão aqui! Tchau. :)
pedro antônio de oliveira
9.7.11
Arsenal da Esperança
Hoje, pela manhã, eu vi uma matéria bem legal na tevê e decidi compartilhar com todo mundo. Porque eu sempre acho que as coisas têm jeito.
pedro antônio de oliveira
30.6.11
Pedalinho
Pedala, pedalinho
Me leva pra longe
Bem devagarinho.
O mar tá bonito
Tá cheio de caminhos
Pedala, pedala
Pedala, pedalinho.
"pedalinho" bia bedran
25.6.11
Lá-lá-larí-lá-iá...
Acorda ligeira e vem olhar que lindo
Sobre o morro
Sol se debruçar
Leite novo
Espuma dessa madrugada
Passarada
Vem te despertar
Tantos pés descalços
Posso ver
Meninos a correr
Na direção do dia. (...)
"acontecência" cláudio nucci
23.6.11
Essência
Seja alguém simples. Seja algo que você ama e entende.
Esqueça o resto, tudo que você precisa está na sua alma e em seu coração.
...
...
A imagem acima é do fotógrafo Marcio Fernandes de Oliveira.
22.6.11
Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem.
Para sempre. E, como se sabe, "sempre" não acaba nunca.
clarice lispector
Visite o blog da Clarice.
(Trecho extraído de "Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras".
Rio de Janeiro, Rocco, 1999)
Assinar:
Postagens (Atom)












































