2.6.18

SOS Vida! Dia Mundial do Meio Ambiente


Você ama e respeita o planeta em que vive? O que você tem feito para protegê-lo? Suas atitudes hoje contribuem para garantir a vida sobre a Terra? Às vezes, pode parecer que estamos perdendo a batalha pela preservação do meio ambiente. Lixo nas ruas, nos rios e oceanos. Aquecimento global, crise hídrica, poluição do ar, desmatamento, desastres ambientais e exploração predatória de recursos naturais não renováveis. A industrialização, a mecanização da agricultura e o uso de agrotóxicos também nos preocupam. Inúmeras notícias desoladoras nos levam a pensar que não há solução para tantos problemas.

Mas, acalme-se! Por toda parte, atitudes positivas tentam reverter esse quadro desanimador. Mais e mais pessoas, a cada dia, estão abrindo os olhos para a necessidade de se organizarem, buscando iniciativas que promovam a redução dos impactos negativos do homem sobre o planeta. É o despertar da cidadania e da consciência ecológica.

Com o fim do sistema feudal de produção destinada à subsistência e à troca de produtos, surge a produção em massa e em série, caracterizada pela divisão do trabalho e pela busca do lucro. É o surgimento do capitalismo. Desde então, quanto mais a humanidade aumenta sua capacidade de intervenção na natureza para satisfazer suas necessidades e seus desejos, surgem reflexões a respeito do uso dos espaços e da distribuição dos recursos. Porém, não será paralisando o consumo, necessário e indispensável à vida, que vamos resolver a questão. Precisamos questionar os excessos de nossa sociedade pós-moderna consumista e procurar conviver harmonicamente com as questões econômicas.

União
Por meio da cooperação e do diálogo, devemos unir as dimensões individual e coletiva, com o apoio de associações de bairro, cooperativas solidárias e da participação efetiva da sociedade civil organizada. Com uma educação ambiental transformadora, construiremos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Para se ter uma ideia, somente em Belo Horizonte, os garis recolhem, por dia, cerca de 2.800 toneladas de resíduos. Por ano, são aproximadamente 806 mil toneladas (mais de 115 mil caminhões lotados de lixo). Apenas as deposições clandestinas somam cerca de 85 mil toneladas de resíduos por ano, o que corresponde a 12.142 caminhões lotados de entulho.

Iniciativas
Diante desse cenário, a redução de resíduos e a coleta seletiva são exemplos a ser seguidos, bem como as hortas coletivas e a carona solidária. Vamos também reutilizar recipientes plásticos, optar por produtos que contenham menos embalagens, cobrar dos governos incentivos para as indústrias que realizam a reciclagem e parar de jogar lixo nas ruas e nos lotes vagos. Assim, aumentaremos a vida útil dos aterros sanitários.

Transformar resíduos orgânicos como restos de comida, cascas de verduras, frutas e legumes em adubo é uma ótima pedida. Utilizar receitas que reaproveitem alimentos, diminuir o uso de sacolas plásticas de supermercados e imprimir menos arquivos do computador, utilizando, de preferência, papel reciclável, não são exageros. A lista é grande!

Jamais descarte óleo na pia da cozinha. Elimine lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos de forma correta, por meio da logística reversa, que é quando devolvemos ao comerciante ou produtor esses produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos garante essa opção ao consumidor. Compre mantimentos a granel, produza bolos, biscoitos e sobremesas em casa, fugindo um pouco das opções industrializadas. Reaprenda com nossos antepassados, que cultivavam hortaliças no quintal e consumiam bebidas como leite e refrigerantes em frascos retornáveis de vidro.

A mudança somos nós! Quem aí está disposto a encarar essa missão?

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Pedro Antônio de Oliveira

Nenhum comentário: