30.8.15

Um milhão de amigos!








                                                                                                            Fotos: Marcelo de Souza

É cada emoção que a gente vive. Foram quatro dias visitando escolas do projeto Encontro com o Escritor, do Carro-Biblioteca da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que também promoveu Roda de Leitura e Quiz Literário, com perguntas e respostas sobre a vida e a obra do autor. O desafio de dar continuidade a algumas crônicas do livro "Uma história, uma lorota... e fiquei de boca torta!", por meio da produção de textos, animou os estudantes e premiou aqueles mais afiados. Quanta gente talentosa! Quem não foi selecionado não precisa ficar triste. Afinal, são tantas redações, que, com certeza, muitos textos legais ficaram de fora (não por falta de qualidade).

O Colégio Caminhar encerrou minhas participações nessa temporada, na sexta-feira, 28/8. Espero que venham novos encontros e muitos, muitos outros amigos pela estrada afora. Lá não foi diferente. Os estudantes, atentos e educados, interagiram com simpatia e muita animação. Professores e funcionários, carinhosos, me presentearam com sorrisos e palavras de incentivo.

O Carro-Biblioteca, criado em 1960, leva informação e cultura a seis bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte que não possuem bibliotecas e outros equipamentos culturais. “O Encontro com o Escritor nasceu do desejo dos leitores de estar fisicamente com o autor, trocar experiências com ele e derrubar o mito de que o escritor é alguém distante, inacessível”, explica a coordenadora Viviane Ferreira. O projeto já recebeu três autores, e contará com a participação de mais dois, até o fim do ano. 

 Obrigado a todos da biblioteca que me acompanharam nessa viagem de alegria e conhecimento, em especial à Gildete Santos, Viviane Ferreira, Cleide Fernandes, Glaucia Gaia, ao Felipe Magalhães e ao Marcelo de Souza. Viva a biblioteca! Viva o Carro-Biblioteca! Viva o leitor!!

Acesse o site encontrocomoescritor.wix.com/blog e conheça mais sobre a iniciativa.


O livro trabalhado nessa edição do projeto Encontro com o Escritor foi  “Uma história, uma lorota... e fiquei de boca torta!” (editora Saraiva/Formato). As crônicas traduzem, do ponto de vista de um adolescente, a vida com os diversos dilemas dessa idade. Provando que a literatura exerce poder em nossas vidas, nas situações mais simples e cotidianas, a obra descreve o ato de inventar histórias, contando lorotas e alegrias que encantam os corações, ou tristezas que nos aproximam uns dos outros.

pedro antônio de oliveira

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Parabéns pelo seu empenho com os jovens !!!!

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Obrigado, querida Mimi!!

Beijosss!!

Saudade.

Pedro Antônio