4.8.08

Metade é verdade, o resto é invenção


Na rua das Petúnias, número 22, em uma casa verde, mora o menino que anota o seu dia-a-dia nas páginas de um livro. Tudo o que acontece na vizinhança e em sua vida de garoto merece um olhar atento e sensível. Essa é a história de Metade é verdade, o resto é invenção, primeiro livro do jornalista Pedro Antônio de Oliveira, lançado em novembro de 2007 pela editora Saraiva no selo Formato.

O narrador-personagem é engraçado e tem muito bom humor, mas não é bobo. E sabe se indignar quando vê injustiça, tristeza e piada de mau gosto. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga que se chamava Outra Coisa, como o galo do colega virou ensopado. Também conta do passeio de maria-fumaça, da bicicleta com motor que o primo esperto inventou, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida.

São crônicas do cotidiano de um menino que, no dizer do autor, sabe “como é bom brincar numa rua cheia de árvores, ter amigos, se divertir, criar brincadeiras, tomar banho de chuva... tudo sem medo, na mais pura liberdade”.

Ilustrado com graça e humor pelo mineiro Angelo Abu, o livro conta histórias simples da meninice e faz o leitor ficar com vontade de vivê-las ou se lembrar do que aproveitou da infância. Metade é verdade, o resto é invenção aborda temas como liberdade, injustiça e segurança.


O ilustrador
Angelo Abu nasceu em Belo Horizonte e se mudou com 5 anos de idade para Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, onde viveu “plenamente com irmãos caninos por 3 anos”, como costuma explicar. “Daí minha síndrome de Mogli”, brinca. Desde então, todo ano, passa um bom tempo por lá. Morou também em Oklahoma, nos Estados Unidos, entre 1991 e 1992, onde trocou o convívio dos pataxós baianos pelo dos cherokees americanos. De volta a Belo Horizonte, estudou psicologia e ministrou aulas de inglês. Quando se deu conta, estava ilustrando apostilas de inglês e se debruçando na interpretação psicanalítica de mitos e contos de fadas.

Em um festival de inverno de Ouro Preto, em 1995, cursou oficina com Marilda Castanha e Paulo Bernardo Vaz, quando ilustrou seu primeiro livro, Zoomágicos (Editora Formato). Também estudou Cinema de Animação na Escola de Belas Artes da UFMG.

Apesar de jovem, Abu já coleciona importantes trabalhos de ilustração de muitos livros. Nas horas vagas, é “equilibrista de corda-bamba e aprendiz de Kung Fu”, destaca em tom de humor. “Agora inicio uma nova fase em minha vida”, conta. “Com um laptop na mão e algumas idéias na cabeça, partirei pelo mundo, ilustrando de onde eu estiver. Viva la internet!"

...
Clique aqui para encontrar o livro.

Nenhum comentário: