4.2.12

Brincadeiras bacanas

Existem brincadeiras que são transmitidas de geração a geração. 
E é por isso que as conhecemos até hoje. Que ótimo, né?





PETECA
Os índios que viviam no Brasil, antes do Descobrimento, utilizavam uma trouxa de folha, cheia de pedras, amarrada a uma espiga de milho. Brincavam de jogar essa trouxa de um lado para o outro. Chamavam-na de Pe’teka que, em tupi-guarani, significa "bater".



AMARELINHA
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. 
A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados, com semicírculos nas extremidades. Joga-se uma pedrinha, saltando a casa marcada, com cuidado para não sair fora dos campos delimitados.


PIPA
Cerca de 1000 anos a.C, a pipa era utilizada como forma de sinalização. Ao chegar ao Brasil, pelas mãos dos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa com a força dos ventos e é controlada por uma linha.


BRINCAR DE RODA
A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como folguedo adulto, e logo sofreu transformações, animando as brincadeiras infantis. Ainda hoje, é bastante utilizada em escolas, parques e outros espaços de lazer.


JOGO DO OSSO
O jogo do osso, de origem pré-histórica, também é bastante difundido aos netos pelos avós. Basta jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar, uma espécie de malabarismo.

gabriela cabral

Um comentário:

Sél disse...

Estou aq fazendo uma visitinha ao "Bloco da Torre" nesses dias de folia rsrsrs

ahhhh, eu gosto muito de peteca(encontrei uma à venda, perdida entre outros brinquedos numa lojinha, em dezembro passado e comprei prá mim ^^)
Brinquei muito de jogar peteca na infância, é muito divertido ^^

beijosss Pedro